quinta-feira, 20 de março de 2014

Sobre ao patrimônio, à cultura e à educação em espaços não formais

Este trabalho envolve planejamento, execução e avaliação de visitas guiadas ao Museu Nacional por parte de estudantes da rede pública do Rio de Janeiro. O referencial teórico considera o Modelo de John Falk com seus aspectos pessoal, físico e sociocultural como facilitadores da aprendizagem em museus. O principal objetivo é viabilizar o acesso ao patrimônio, à cultura e à educação em espaços não-formais a uma parcela da população oriunda de regiões periféricas e carentes de espaços culturais. Pretende-se também estabelecer o Museu Nacional como um espaço para a elaboração de aulas não- formais de química. Os questionários aplicados antes, durante e depois das visitas fornecem os dados para a avaliação do procedimento adotado e identificam diferenças, em função da escolaridade, entre alunos visitantes. Os resultados obtidos permitem concluir que o procedimento e a dinâmica desenvolvidos proporcionam ganhos afetivos e cognitivos ao público visitante e que o contexto físico do Museu Nacional favorece a elaboração de aulas não-formais de química, sobretudo para os alunos de nível médio.

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